Cleópatra a rainha do Egito antigo
Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos doso Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: seu pai, seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todas estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de fato.
Cleópatra nasceu em 69 A.C., na cidade de Alexandre, o Grande no delta do Nilo e que nos séculos anteriores ao nascimento de Cristo desempenhou o papel de metrópole cultural, artística e econômica do Mediterrâneo Oriental. Embora fosse egípcia por nascimento, pertencia a uma dinastia macedônica que se estabelecera no Egito em 305 A.C., quando o general macedônio Ptolomeu tomou o titulo de rei. Era filha do rei Ptolomeu XXII Auleta e da Rainha Cleópatra V. Apesar da origem estrangeira da dinastia à dominar a língua egípcia. Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia Ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai.
Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas(diamantes, esmeraldas, safiras e rubis) que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.
Assistam o vídeo que deixei em quatro partes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário