domingo, 12 de julho de 2015

6ª Aranha-Marrom mais venenosa


Espero que gostem do assunto :-)

Descrição e Hábitos:

 As “aranhas marrons” (Loxosceles sp) são muito comuns em Curitiba, Região Metropolitana, região de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Jacarezinho, ocorrendo em menor freqüência em todo o Estado. É importante lembrar que este gênero de aranha ocorre em vários países do mundo.


Loxosceles - intermedia - macho.
São animais pequenos, medem em torno de 4cm de diâmetro quando adultos. Sua coloração é marrom e possuem pernas longas e finas.

Não são agressivas, gostam de lugares escuros, quentes e secos. No ambiente externo, vivem debaixo de cascas de árvores, em folhas secas, em buracos, em telhas e tijolos empilhados, muros velhos, paredes de galinheiros e outros.Dentro das casas, ficam atrás de quadros, armários, entre livros, caixas de papelão e outros materiais que não são muito remexidos. Importante lembrar que materiais de construção (como tijolos, telhas, lajotas, azulejos, madeiras) guardados também servem de abrigo para as aranhas.

Abrigo em ambiente externo

Abrigo em ambiente interno

Constroem teias irregulares com aparência de algodão esfiapado e se alimentam de pequenos animais como o tatuzinho e principalmente insetos, como formigas, pulgas, traças, preferencialmente cupins.

Como acontecem os acidentes:

As Loxosceles saem em busca de alimento à noite, e é neste momento que podem se esconder em roupas, toalhas, roupas de cama e calçados.

Os acidentes acontecem quando a pessoa, ao se vestir, ou mesmo durante o sono, comprime a aranha contra a pele.

A picada nem sempre é percebida pela pessoa, por ser pouco dolorosa. A dor pode iniciar várias horas depois.

As alterações locais mais comuns são: dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer utras alterações como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo.

Lesão inicial em coxa, com poucas horas de evolução.


Lesão com 7 dias em coxa.

Medidas preventivas:

É importante salientar que, para uma "praga" se estabelecer em um ambiente, são necessárias algumas condições ideais que podemos chamar de 4 as:

  • Acesso-por onde o animal entrou no ambiente (frestas, vãos, buracos)
  • Abrigo-locais onde as aranhas podem se esconder (atrás de móveis, quadros, entulhos)
  • Alimento-principalmente insetos

Assim como as aranhas, qualquer praga, como ratos, baratas, mosquitos, escorpiões, encontrando estas condições, certamente irão se proliferar neste ambiente.

Espero que tenham gostado!!!

domingo, 5 de julho de 2015

A Aranha-das-Costas-Vermelhas a 5ª aranha mais venenosa do mundo !!


Espero que gostem :-) !!

Antes de chegar à Austrália avisaram-me: "Cuidado com a aranha Redback a picada é muito dolorosa". Procurei na net imagens da dita de modo a reconhecê-la quando a visse. Demorei mais de um mês a encontrá-la, mas uma destas manhãs lá estava ela, por debaixo de minha caixa do correio, às voltas com um pequeno réptil que tinha capturado em sua teia.



Conhecida por "Redback Spider" pertence à espécie Latrodectus Hasseltii. Como o nome comum indica, a risca vermelha no abdómen da fêmea é a característica que a identifica. Os machos não têm esta risca, são mais pequenos (o corpo mede cerca de 4 mm) e menos perigosos do que as fêmeas.



Elas medem cerca de 10 mm e até à descoberta do antídoto, em 1956, foram responsáveis por 14 mortes na Austrália.


No passado, quando as casas de banho situavam-se no exterior das habitações, estes aracnídeos costumavam picar os incautos humanos nos genitais.


Atualmente isso já não acontece, mas, todos os anos, entre 2.000 e 10.000 pessoas são mordidas pela Redback. A grande maioria das picadas acontece nas mãos ou nas pernas, mas nas últimas décadas surgiram várias queixas de picadas no pescoço e na cabeça. Por que? Porque na Austrália, desde os anos 90, é obrigatório usar capacete quando se anda de bicicleta. Ora, capacetes guardados em arrecadações, ou largados no chão, convidam as aranhas a se aninharem.



Mordidas:

A aranha-de-costas-vermelhas é uma perigosa aranha nativa da Austrália. Você pode reconhecê-la facilmente pelo corpo preto e uma listra vermelha prominente nas costas. As picadas só são perigosas se forem de uma aranha fêmea, e elas podem causar muita dor. Felizmente, fatalidades e complicações nesses casos são raros.

Aranhas de costas vermelhas geralmente não saem de sua teia.

Espécies:

A aranha de costas vermelhas alcança aproximadamente 2,5 centímetros de comprimento. O macho é muito menor do que a fêmea e ambos são considerados aranhas não agressivas. Elas tendem a ficar em suas teias, ao invés de andar por aí, o que significa que as picadas não são comuns a menos  que alguém pise em uma teia dessas aranhas. Elas são encontradas em toda a Austrália e vivem em praticamente qualquer habitat, embora pareçam preferir estar perto de habitações humanas.

Sintomas:

Quando uma fêmea da aranha-de-costas-vermelhas pica um humano, ele imediatamente sentirá a picada no local atingido. Depois de alguns minutos, a intensidade da dor aumentará e a pele pode ficar avermelhada e inchada. Diferente de outras picadas de aranhas, a área que foi picada por essa espécie começará a suar. Essa dor pode atingir o membro inteiro e vômito, dor abdominal e paralisia podem ocorrer em casos mais graves. Se não for tratada, a dor irá piorar dentro de um período de 24 horas e pode durar semanas.

Tratamentos:

Pressão e imobilização do local não são recomendados depois de uma picada de aranha-de-costas-vermelhas. Ao invés disso, aplique gelo e procure um médico ou hospital. O antídoto para o veneno dessa aranha é bastante confiável e os médicos o aplicam cerca de 250 vezes por ano. Eles o injetam de forma intramuscular, o que deve aliviar os sintomas imediatamente. O antídoto é eficaz por até três meses depois da picada.

Complicações:

Complicações com picadas de aranhas-de-costas-vermelhas são raras, embora 14 mortes tenham sido registradas por causa dessas picadas. Entretanto, desde a invenção do antídoto, em 1955, nenhuma morte foi relatada. As pessoas com mais risco de complicações são crianças, idosos ou aqueles que já possuem sérias condições médicas, porque os sintomas da picada de aranha podem complicar problemas já existentes. Contudo, ocorrem muito mais picadas do que aplicações do antídoto,porque elas também podem não afetar negativamente um humano.