quarta-feira, 6 de maio de 2015

Aranha Viúva-Negra


Espero que gostem :-) !!


Reino: Animalia
Filo: Arthrpoda
Classe: Aacnida
Ordem: Araneae
Família: Theridiidae
Gênero: Latrodectus
Espécie: Latrodectus mactans
A Viúva-Negra é uma espécie de aranha muito periga. Sua picada pode ser fatal.
A Viúva-Negra tem este nome porque mata  macho após o acasalamento, e algumas vezes também se alimenta dele.
É preta e possui uma pinta vermelha em ampulheta na barriga.

Embora seja realmente muito perigosa, não é mais do que a aranha-marrom e a armadeira, que tem o recorde em número de fatalidades no mundo relacionados à sua espécie.
Assim como a maioria das aranhas, arma sua em diversos locais e espera que pequenos insetos como moscas, pernilongos, larvas e outros fiquem preso em sua armadilha.
São pequenas, medindo cerca de 3 centímetros.
O veneno das viúvas-negras brasileiras é muito menos tóxico do que presentes nas espécies europeias.
Seu veneno tem ação neurotóxica.

Esta é a marca registrada da viúva-negra - a ampulheta vermelha na barriga.



Algumas matam suas presas e as enrolam em uma bola de teia onde a vítima se liquefaz, e pode ser "sugada" pela aranha.
Próximo ao ninho de várias espécies de aranhas se encontram várias bolas de teia, com insetos em fase de liquefação... é quase um armário de mantimentos.



Clássica viúva-negra europeia, com as pintinhas sobre as costas e a ampulheta vermelha na barriga.



A sequência de fotos a seguir mostra uma viúva-negra enrolando uma cobra em sua teia.







Embora seja marrom ela é uma aranha da mesma espécie da viúva-negra, e seu veneno embora forte, não é tão forte o quando da viúva-negra européia



Na foto ao lado podemos ver a ampulheta vermelha que é a marca-registrada desta espécie de aranhas peçonhentas.




Espero que tenham gostado :-) !!

domingo, 3 de maio de 2015

A Aranha Teia de Funil !!! Considerada a 3ª aranha mais venenosa do mundo



Oi Espero Que Gostem :-)


A família Agelenidae consiste em um grupo de aproximadamente 700 espécies, encontradas mundialmente, em particular em climas úmidos e florestas. Elas são também comumente chamadas de aranhas de planície, devido à sua tendência de preferir campinas e planícies como habitat. Elas são coletivamente chamadas de aranhas-funil devido ao formato de suas teias, que se afunilam em sua construção. Há diversas variações dentre as espécies, mas sua maioria compartilha diversas características em comum: elas produzem venenos altamente tóxicos e muitas são consideradas extremamente perigosas.

Passos:


1 Conheça a aranha-funil. Aqui seguem algumas características-chave.
  • Características físicas: São normalmente marrom-acinzentadas com listras próximas à cabeça; algumas são pretas.
  • Venenosas a seres humanos: Sim.
  • Habitats naturais: São encontradas em todo o mundo.
  • Alimentação: Fêmeas costumam se manter dentro das tocas, saindo somente para agarrar a presas passantes. Machos abandonarão as tocas e vagarão em busca de alimento. Tanto machos como fêmeas se alimentam primariamente com insetos, lagartos e sapos.
Método 1 de 3: Identificando uma Aranha-Funil.

O comprimento de uma aranha-funil depende de sua espécie, mas em geral varia entre 1 a 20 mm.


1 Identifique uma aranha-funil fêmea comparando suas características bastante distintas às do macho.


  • Observe os olhos. Eles são bastante pequenos e muito bem agrupados. A maioria das espécies tem 2 colunas paralelas de olhos (4 em em cada), mas os de algumas estão enfileirados em colunas arqueadas - algumas poucas nem sequer têm olhos!
  • Observe a construção corporal. Fêmeas são mais robustas do que machos, tendo pernas menores e um abdômen maior.

  • Observe o par de fileiras que se sobressai no abdômen. A aranha as utiliza na criação de sua teia única.

2 Diferencie entre macho e fêmea observando primariamente as pernas - as do macho são maiores, mais finas e mais ouriçadas.


3 Note as costas de ambos - são frequentemente marcadas com distintas listras marrons ou cinzas.

Método 2 de 3: Reconhecendo o Habitat de Aranhas-funil.

A fêmea constrói uma teia em formato de funil conectado à sua toca. Quando insetos perturbam a teia, suas vibrações alertam à aranha, que se apressará rumo à entrada para capturar a presa.


1 Busque por aranhas-funil no subsolo. As teias afuniladas estão frequentemente no subsolo e pesadamente camufladas, o que as torna quase indetectáveis. Alguns lugares comuns para encontrá-las são:

  • Florestas tropicais
  • Bosques
  • Pradarias
  • Serapilheiras
Método 3 de 3: Tratando uma Mordida.

As mordidas de algumas aranha-funil podem ser extremamente sérias; as de diversas espécies na Austrália causaram a morte de muitos. Se você recebera mordida de qualquer das espécies da família Agelenidae, tome os seguintes passos imediatamente:



1 Mantenha a calma e evite que o veneno se espalhe muito rapidamente.



2 Aplique um torniquete à área da mordida, caso se trate de um braço ou perna.Mantenha o torniquete ou bandagens de pressão em direção ao coração, para conter o fluxo do veneno.



3 Imobilize o membro com uma tala.



4 Capture a aranha, mesmo se estiver esmagada, de forma a ser possível identificá-la.



5 Receba atenção médica imediata sem qualquer demora.

Dicas:


  • Aranhas-funil são difíceis de detectar. para evitar ser mordido por uma, proteja-se ao realizar tarefas de jardinagem com luvas e mangas compridas.
  • Assegure-se de agitar sacos de dormir e calçados quando você for acampar, para ter a certeza de que não há qualquer aranha-funil em seu equipamento de camping. Esteja especialmente cuidadoso ao abrir caminho ou tocar moitas, já que você pode acidentalmente perturbar a entrada da toca de uma aranha-funil. Ela se apressará em morder qualquer incômodo percebido.
  • Aranhas-funil machos vivem por aproximadamente 1 ano, enquanto que fêmeas podem prosseguir por até 20 anos. Elas são predadas por vespas e outras aranhas.
Avisos:

  • Aranhas aquáticas são também membros da família Agelenidae. Embora vivem abaixo da superfície da água, elas saem para buscar ar e são venenosas.
  • Mordidas por machos de duas importantes espécies, a aranha-funil de Sydney e a aranha-funil de árvores do norte, resultaram em mortes.

sábado, 2 de maio de 2015

Aranha Areia muito venenosa :-(

Espero que gostem :-)

Essa Aranha é do gênero Sicarius, da família Sicariidae, a mesma família das Aranhas Marrons (Lxosceles), porém, esta é mair e não caça com teia.
O gênero é considerado um fóssil vivo, bastante primitiva.
Ela é encontrada no Hemisfério Sul (América do Sul e África), é considerada extremamente peçonhenta. Ela tem esse nome em comum pelo seu hábito de caça, que consiste em se enterrar na Areia e surpreender suas presas. 
Todas tem 6 olhos, tem ótima resistência, pode viver sem comida e água por longos períodos e pode ter um período de vida até 15 anos.
Seu tamanho do corpo varia de 0,8 cm até 1,5 cm e somando as patas pode chegar a 5 cm.

Comportamento:

Dizem, que em relação ao ser humano ela costuma ser tímida.
Mas seus métodos de caça consistem em se enterrar na Areia, e pegar de surpresa suas vítimas quando se aproximam.

Veneno :

Assim como as Aranhas Marrons, ela tem veneno potente, necrótico e hemolítico, capaz de destruir tecidos, provocar lesões (feridas abertas).
Pode também causar vazamentos de vasos sanguíneos, afinamento do sangue, e sequencialmente em casos graves a comprometimento de órgãos, podendo levar a óbito.
Não foi devidamente registrado casos de picadas em humanos (como ela é encontrada em desertos, e não é considerada agressiva, os seres humanos raramente entram em contato com elas), porém, ela pode ter o veneno mais tóxico do que a própria Aranha Marrom (Loxosceles, particularmente as espécies Africanas), com base em experiências de laboratório com coelhos :
"O dano tecidual a partir de uma picada por Sicarius (família Sicariidae) é muito mais extenso e grave [do que a de Loxosceles]. Picadas em seres humanos não são bem documentadas. No entanto, testes experimentais em coelhos resultaram em morte dentro de 4-6 horas e autópsias revelaram danos ao tecido subdérmico e ao músculo esquelético. Havia inchaço do fígado e dano ao tecido do coração e rins, bem como as artérias pulmonares obstruídas."

Via de regra, elas (Sicarius) e a Loxosceles laeta da América do Sul são consideradas as mais peçonhentas da família Sicariidae.

Fotos : 






Espero que tenham gostado :-)